Estudo revela que consumo de proteína vegetal aumenta a longevidade

De acordo com matéria recentemente publicada pela revista VEJA, adicionar mais proteína de origem vegetal à dieta, como leguminosas, grãos integrais e nozes, ajuda a prevenir doenças e aumentar a longevidade. Segundo uma revisão publicada no BMJ, cada aumento de 3% no consumo diário de proteína vegetal foi associado a uma redução de 5% no risco de morte prematura por todas as causas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram dados de 32 estudos publicados anteriormente, totalizando 715.128 participantes. Os resultados mostraram que as pessoas que tinham uma dieta com mais proteína apresentaram uma probabilidade de morte prematura 6% menor do que indivíduos com baixa ingestão dessa fonte de nutriente.

 

Efeitos benéficos

A ingestão de proteína vegetal foi associada a um risco 8% menor de mortalidade por todas as causas e a um risco 12% menor de mortalidade por doenças cardiovasculares. A ingestão de proteína animal não foi significativamente associada ao risco de doenças cardiovasculares e mortalidade por câncer.

Mas afinal, de que forma o maior consumo de proteína vegetal pode aumentar a longevidade? As possíveis razões para os efeitos benéficos das proteínas vegetais incluem sua associação com mudanças favoráveis na pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, segundo os pesquisadores.

 

Capriche na Dieta

Algumas formas simples de adicionar mais proteína vegetal à dieta são: adicionar sementes, nozes e leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, grãos de bico) aos pratos, substituindo a proteína animal gradativamente e comer um punhado de nozes ou castanhas, entre as principais refeições.

Vale ressaltar que para aumentar a longevidade, outras alterações no estilo de vida são fundamentais, incluindo a manutenção de um índice de massa corporal (IMC) saudável, manter uma alimentação balanceada, não fumar, reduzir o consumo de álcool e a prática regular de atividade física.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/consumo-de-proteina-vegetal-aumenta-a-longevidade-diz-estudo/

 

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